Materiais de alta qualidade podem auxiliar na tatuagem de peles expostas ao sol

Quem procura um profissional para fazer uma tatuagem só pensa em sair do estúdio com uma arte que revele seu estilo, seus gostos, seus sonhos e exibi-la para todo o mundo. Mas o procedimento requer muitos cuidados, a pele precisa estar bem para receber o desenho, não pode estar queimada de sol, por exemplo, com manchas ou sensação de ardor. Nesses casos, os profissionais preferem esperar que ela esteja saudável. 

Embora, via de regra, os clientes sejam preparados com antecedência sobre o procedimento e informados sobre os cuidados que a tatuagem vai exigir nos dias seguintes, o resultado – e muitas vezes o stress – fazem com que a pessoa não preste muita atenção às orientações do tatuador. 

Por isso, é sempre bom reforçar esses cuidados do pós-tatuagem, principalmente com relação ao sol, que não é um bom amigo da tattoo, em especial das mais recentes. Afinal, ela é um tipo de ferida na pele que precisa cicatrizar. Sendo assim, não é indicado pegar sol, seja na praia ou na piscina, sendo liberada a exposição somente após 30 ou 40 dias de cicatrização. 

O que acontece é que, segundo os especialistas, a radiação ultravioleta, emitida pelos raios solares, atinge diretamente a pele e pode desencadear um processo inflamatório grave, gerando deformidades permanentes no desenho e a reabsorção dos pigmentos, principalmente em tatuagens coloridas, que têm maior quantidade. 

Nessa fase, o indicado é sempre higienizar a área usando sabonete neutro, e utilizar pomada cicatrizante específica para a pele pós-tatuagem, indicada pelo tatuador. Ela auxilia na hidratação do tecido cutâneo e evita o ressecamento da pele, colaborando para a fixação da tinta. Além disso, inicialmente o local deve ser protegido com filme de PVC para evitar o atrito da área tatuada com as roupas.

Nem tudo é sombra na tatuagem 

Depois desse período, tatuagem e sol podem conviver pacificamente, desde que isso seja feito com proteção e moderação. Vale refletir que se é necessário proteger a pele normalmente dos danos provocados pelo sol, como envelhecimento precoce, câncer de pele e manchas, essa necessidade é ainda maior em uma área tatuada. 

Assim, antes de unir tatuagem e sol, é indicado usar cremes com filtro de FPS 50 ou superior. Uma camada generosa na pele deve ser reforçada a cada duas horas, podendo ser antecipada caso a pessoa tenha transpiração excessiva. O banho de mar deve ser evitado nas primeiras semanas, pelo risco de contaminação, assim como o de piscina, em virtude dos produtos químicos adicionados à água. 

Ficar puxando as casquinhas da tatuagem recente, nem pensar. Elas devem sair naturalmente, pois isso já faz parte do processo de cicatrização. O que é permitido abusar é da hidratação do local, que deve ser diária e ajuda na regeneração, especialmente com produtos que nutrem a pele. Após a exposição ao sol, a hidratação é regra ao sair do banho.

Equipamento é importante

Que a tatuagem provoque lesões na pele é inevitável, mas com o passar dos dias vai acontecendo a reparação do tecido. Para que tudo saia dentro do que foi previsto é necessário confiar a tarefa a um profissional tatuador experiente, que deve orientar o cliente sobre os cuidados com a pele no pós-tatuagem. 

Para o tatuador, o cuidado está também na escolha dos equipamentos para tatuagem. A busca pela máquina ideal requer grande atenção, pois ela pode amenizar a agressão que a tatuagem provoca na pele. Para isso, os profissionais devem considerar a aquisição de máquinas com tecnologia de última geração. 

Atualmente no mercado é possível encontrar equipamentos bem avançados, desenvolvidos especialmente para esse trabalho. As máquinas mais procuradas são as rotativas, pela baixa vibração que apresentam durante o processo de tatuagem. Isso é considerado positivo, pois, proporcionam um trabalho mais suave na pele, sem danificá-la. 

O desempenho desses equipamentos, inclusive no que diz respeito ao sombreamento e preenchimento, é considerado muito bom, justamente por serem mais leves. E, como eles agridem menos a pele, dão mais tempo ao tatuador para realizar essas etapas. 

Entre as sugestões de máquinas para tatuagem, destacam-se as da marca líder de mercado, a Cheyenne. O modelo Hawk Spirit, por exemplo, é considerado um dos melhores do momento. Trata-se de uma máquina pequena, robusta, silenciosa e leve, que se acomoda facilmente na mão do tatuador e é indicada para trabalhos de alto nível em preto e cinza. Há ainda as opções Cheyenne Hawk Spirit +Grip e o Hawk Thunder

Os modelos Pen são os mais recentes equipamentos para tatuagem da Cheyenne. As versões Hawk Pen, Sol Nova, Sol Terra e Sol Luna estão entre as novidades.

Para conhecer a linha toda visite a Tattoo Loja,

Única autorizada no país para comercializar a marca Cheyenne.

Compartilhe:
Bruno Donice

Bruno Donice

Por aqui, irei ensinar insights valiosos sobre tendências em tatuagem, dicas práticas para cuidados pós-tatuagem, análises detalhadas de produtos e técnicas, além de compartilhar inspirações criativas para quem está pensando em fazer uma nova tatuagem. Estou aqui para guiar e fornecer informações úteis que tornem a jornada de quem ama tatuagens ainda mais empolgante e segura. Em nosso blog, você encontrará conteúdos sobre o universo da tatuagem, informações atualizadas sobre os últimos desenvolvimentos na indústria, além de dicas práticas para entusiastas e profissionais. Seja bem-vindo a um espaço onde a paixão pela tatuagem se encontra com conhecimento especializado!

Deixe um comentário