Quem está iniciando sua jornada no universo da tatuagem sabe como o conhecimento acerca de técnicas, equipamentos e materiais é fundamental neste processo de transformar sua paixão em arte. E o primeiro passo para se tornar um tatuador de sucesso é entender como as máquinas de tattoo funcionam.
Neste segmento,cada máquina tem suas próprias características, vantagens, desvantagens e mecanismos. Entender, de fato, como elas funcionam, é importante para garantir não apenas a sua satisfação como profissional, como também a do cliente com um bom resultado na pele.
Quer descobrir como funcionam as máquinas de tatuagem em suas principais versões? Então, continue acompanhando o conteúdo da Tattoo Loja para entender como esse equipamento trabalha para dar vida à sua arte!
Afinal, como funciona a máquina de tatuagem?
O funcionamento de uma máquina de tatuagem é algo que varia de acordo com o tipo de equipamento escolhido para trabalhar. Dentre os principais tipos, as máquinas de bobina, rotativas, tipo pen e pneumáticas são as mais utilizadas na criação de tattoos. Confira como cada uma delas funciona:
Como funciona uma máquina de bobina para tattoo
A máquina de bobina é a pioneira entre os modelos mecânicos para tatuagem. Até hoje, essa é a opção com maior capacidade, potência, durabilidade. Porém, ela requer manutenção e ajustes frequentes, especialmente se sua ideia é entregar eficiência máxima. Veja abaixo como elas funcionam:
- No momento em que a máquina é ligada, é liberada uma corrente elétrica para as bobinas, criando um campo magnético;
- Esse campo magnético atrai para baixo a âncora que compõe a máquina, puxando também as agulhas para perfurar a pele;
- Para que a agulha não fique presa na pele, o processo contrário também acontece, ou seja, o circuito é interrompido e as agulhas são puxadas de volta para cima;
- Esse processo de desmagnetização e retorno acontece repetidamente, em questão de segundos, ao passo que a agulha entra na pele, deposita o pigmento e retorna.
Vale lembrar que, apesar de ainda ser uma escolha popular entre os tatuadores, as máquinas de bobina apresentam algumas desvantagens que podem deixar o processo da tattoo mais incômodo, como o barulho, o peso e a manutenção da máquina.
Como funciona uma máquina rotativa de tatuagem
Hoje em dia, a grande maioria dos tatuadores trabalha com máquinas rotativas ou de bobina. Mas, as rotativas, além de serem equipamentos mais eficientes na construção de traços e efeitos de tattoo, são silenciosas, versáteis, fáceis de utilizar e contam com uma manutenção muito prática. Quer saber com elas funcionam? Veja a seguir:
- Assim que a máquina rotativa é ligada, o motor é ativado e começa a girar seu eixo rotativo;
- Em seguida, o eixo, conectado ao braço de transmissão, faz com que a agulha movimente-se repetitivamente e com agilidade;
- A medida que a agulha se movimenta para cima e para baixo, ela perfura a pele com facilidade, criando aberturas para que a tinta seja injetada da pele de forma eficiente e precisa — e o melhor: sem muito esforço!
Simples, não é mesmo? Mas, para que esse processo ocorra da forma adequada, o tatuador deve ajustar a velocidade da máquina e desenvolver uma percepção da força depositada ali. Assim, é possível ter maior controle acerca da profundidade da perfuração e a quantidade de tinta utilizada.
Como funciona uma máquina tipo pen para tatuagem
Um dos maiores desafios para os tatuadores é aprender a reproduzir seus desenhos com um equipamento que não se parece nem um pouco com um lápis ou uma caneta. Mas, com a introdução das máquinas de tatuagem tipo pen no mercado, tatuar se tornou um processo muito mais simples: além do design parecido com um “canetão”, as máquinas tipo pen são muito mais leves e precisas.
Por contar com um motor rotativo, o funcionamento da máquina de tattoo tipo pen é muito semelhante ao da máquina rotativa, em que a agulha acompanha o movimento do eixo para que a pele seja perfurada e o pigmento se deposite ali.
Nesse caso, ambos equipamentos se diferem principalmente no design e no conforto promovido ao tatuador durante seu trabalho. Afinal, os modelos do tipo pen têm formato ergonômico e muitos podem até ser usados sem fio — ou seja, é a opção certa para quem quer trabalhar sua arte sem limitações!
Como funciona uma máquina pneumática de tattoo
Até quem não é tatuador provavelmente já ouviu falar das máquinas de bobina, rotativa e tipo pen, mas máquina pneumática? Essa parece novidade, né? E é mesmo! Mas, o custo mais elevado das opções pneumáticas as torna um equipamento mais raro no mercado, mesmo.
Seu funcionamento, ao contrário dos demais modelos, é fruto de um sistema de compressão de ar, que faz com que a agulha se movimente, perfurando a pele. Apesar disso,a máquina também pode ser alimentada por uma corrente elétrica, caso o tatuador prefira.
Quantas agulhas tem uma máquina de tatuagem?
Nenhuma máquina de tatuagem tem agulhas. Na verdade, as agulhas são adicionadas manualmente ao equipamento e sua quantidade varia conforme a necessidade do artista, a espessura dos traços, técnicas e efeitos utilizados durante a produção da tatuagem.
Geralmente, as agulhas são encontradas em opções unitárias, que podem ser soldadas uma à outra para criar configurações diferentes ou formar pincéis, ou em versões que já vem soldadas. Hoje em dia, existem máquinas de tatuagem mais avançadas que comportam cartuchos de agulhas, ideais para dar maior estabilidade às batidas e precisão aos traços.
Quantas vezes a máquina de tatuagem bate por segundo?
A quantidade de vezes que uma máquina de tattoo bate na pele por segundo depende de diversos fatores, como o tipo de equipamento, as técnicas aplicadas ou o desenho tatuado. Apesar disso, a maioria das máquinas bate na pele pelo menos 3.000 vezes por minuto, logo, a quantidade média de batidas por segundo é 50.
É importante pontuar que os modelos mais recentes de máquinas de tatuagem permitem que o tatuador regule a velocidade de batidas, conforme a área do corpo que está sendo tatuada ou a técnica utilizada. Se você for fazer um efeito sombreado rastelado, por exemplo, é recomendado diminuir a velocidade da máquina ou utilizar um modelo mais lento.
Qual é a melhor máquina para fazer tatuagem?
No mercado, é possível encontrar máquinas de tatuagem de diversos tipos, modelos e marcas. Por isso, acaba sendo difícil escolher a melhor opção para você. Nesse caso, a qualidade do equipamento irá depender, principalmente, da tecnologia que ele carrega e claro, de como ele se adapta às necessidades do profissional.
Isso significa que, além da tecnologia superior, a máquina de tatuagem escolhida deve apresentar características que facilitam o uso no dia a dia de um estúdio, como um design ergonômico, leve, com alto desempenho e precisão na criação de traços, sombras, preenchimentos, entre outras técnicas na pele.
Considerando esses fatores, é inegável que, cada vez mais, os tatuadores vêm preferindo o modelo de máquina rotativa de tattoo, que além de oferecer todas essas vantagens, também conta com um excelente custo-benefício.
Gostou deste conteúdo? Então, continue navegando pelo blog da Tattoo Loja e confira mais textos que, assim como este, contemplam asprincipais dúvidas que pairam no universo de tattoo. Aproveite e faça a leitura do nosso guia completo sobre os 9 materiais essenciais para profissionais de tatuagem!